DNA   2012 | Motta & Lima Dois quadros retangulares lado a lado, com 24 tiras verticais cada, formam a obra “DNA”. Feitos de acrílico multicolorido com predominância do vermelho, em três camadas de quatro mm, a obra alude às impressões do código genético e remete aos fluxos sanguíneos. No primeiro quadro, um mosaico forma uma cena de luta entre dois homens de meio corpo e no segundo, um deles está com a boca escancarada.

DNA

2012 | Motta & Lima


Evolução! A palavra significa “mudar ao longo do tempo”. Progredir, alterar, crescer, desenvolver, florescer, melhorar, aumentar. Darwin verificou que, na luta pela sobrevivência, os seres vivos mais aptos para conseguir alimento sobrevivem; já os outros são eliminados. O cientista deu o nome de seleção natural a esse processo. Ainda que Darwin não conhecesse a genética e os mecanismos do DNA, o naturalista pode notar que os indivíduos que têm características vantajosas, as quais contribuem para sua sobrevivência em um determinado ambiente, viverão até a idade de reprodução e deixarão descendentes, definindo o caminho evolutivo daquela espécie.

Tratando da busca desenfreada pelo aumento da performance nas sociedades contemporâneas, a obra DNA, da dupla Motta & Lima, nos provoca a refletir sobre a possibilidade de termos determinadas características competitivas inscritas no DNA humano.

Para uma melhor experiência, navegue com a tela na horizontal.

Para uma melhor experiência, navegue com a tela na vertical.