É possível estudar o tempo a partir da idade das pedras! A Geologia é a ciência que pensa a história da Terra a partir das rochas, dos minerais e das paisagens. A análise das camadas da crosta terrestre e dos fósseis nos mostrou que o planeta e os seres vivos passaram por muitas mudanças ao longo do tempo. Pesquisando as eras geológicas, os cientistas puderam recalcular a idade da Terra, de 6 mil anos, como dizia a interpretação do texto bíblico, para 4,5 bilhões de anos.
No século XIX, a pedra de Itapuca foi retratada diversas vezes na tentativa de negar o processo gradual de transformação da paisagem, refutando as ideias de Darwin e afirmando que os fósseis poderiam ser explicados por uma sucessão de catástrofes geológicas na história da Terra. Grandes catástrofes existiram e provocaram mudanças abruptas no ambiente, mas a paisagem está constantemente se modificando pela ação do clima e o ambiente.
As pesquisas em torno da pedra geraram registros poéticos de nomes importantes como Jacques Burckhardt, Charles Hartt e mais tarde Marc Ferrez. O que permanece é a prova da persistência do rigor científico nas várias imagens da “pedra furada” (Itapuca em tupi), localizada entre as praias de Icaraí e das Flechas, em Niterói.