A REPERCUSSÃO DA TEORIA

“AFINAL, O HOMEM É UM MACACO OU UM ANJO?”

— BENJAMIN DISRAELI
PRIMEIRO-MINISTRO INGLÊS, 1864

O sucesso da publicação de A Origem das Espécies veio acompanhado de duras críticas. Enquanto especialistas ocupavam-se com as questões técnicas – a operação da seleção natural, por exemplo – a grande maioria das críticas se concentrava nas questões que Darwin havia decidido ignorar, intencionalmente: as origens da raça humana, sua relação com os macacos e o papel de Deus. “AFINAL, O HOMEM É UM MACACO OU UM ANJO?” – Foi assim que o primeiro ministro inglês à época reagiu à teoria de Darwin.

É uma teoria tão abrangente que pode seguir por caminhos diferentes e alcançar áreas distintas. Fora da biologia, há muitos leitores entusiastas de Darwin. A influência do naturalista se vê também na linguagem e na filosofia. É a partir de Darwin e Cuvier que Foucault concebe a ideia de arqueologia das ciências humanas, argumentando que o homem nasce filosófica e epistemicamente na transição entre a história natural da Idade Clássica e a biologia da Idade Moderna.

“Dizem-nos os dicionários que ‘tolerância’ e ‘intolerância’ são conceitos extremos e incompatíveis entre si, e, por este modo os definindo, concita nos a situar nos, com exclusão de outras alternativas, em um daqueles dois pólos, como se, além deles, não pudesse existir outro espaço, o espaço do encontro e da solidariedade.”

 

— JOSÉ SARAMAGO,
Os Escritores Perante o Racismo, 1996

O MOVIMENTO EUGÊNICO

Após a publicação de A Origem das Espécies, Darwin viu surgir apropriações indevidas de sua teoria, principalmente quando estendida ao âmbito social. O movimento eugênico é um destes desdobramentos, “uma aplicação grosseira do princípio de seleção-eliminação aos grupos sociais humanos”. Baseava-se na teoria da evolução das espécies, mas tomava emprestado conteúdos lamarckistas que sustentavam que a herança genética era moldada pelo meio e que habilidades desenvolvidas também podiam ser transmitidas. Neste sentido, os eugenistas, representados principalmente pelo filósofo e sociologista inglês Herbert Spencer e por Francis Galton, primo de Darwin, acreditavam oferecer um atalho para o desenvolvimento e o aprimoramento da espécie humana.

00:00

Para uma melhor experiência, navegue com a tela na horizontal.

Para uma melhor experiência, navegue com a tela na vertical.