Página com fundo azul em suave degradê do azul claro, na parte superior, até o branco, na parte inferior. Com imagens representativas dos conteúdos apresentados na sala “A CIÊNCIA ANTES DE DARWIN”, as ilustrações se organizam ao redor de uma imagem principal, maior que as demais. No rodapé, uma linha horizontal marrom está marcada por sete círculos equidistantes que, uma vez ativados pelo cursor, revelam os títulos correspondentes aos conteúdos representados pelas ilustrações. A sequência estipulada pela linha marrom define o seguinte trajeto: 1 – O título “A CIÊNCIA ANTES DE DARWIN” é vinculado à imagem do centro, uma reprodução da capa do livro “Historia Naturalis Brasiliae”. Esta imagem será detalhadamente descrita na página correspondente. 2 – “OS CÃES E NÓS” corresponde a um GIF animado que mostra uma sequência de cartas com cachorros de diferentes raças. Uma roda dentada estampada sobre as cartas traz a inscrição “JOGAR” em letras azuis claras sobre fundo cor de rosa. 3 – O tema “DOMESTICAÇÃO” está associado à imagem de dois pombos exóticos, com características muito distintas entre si. 4 – O item “EXÓTICO X NATIVO” está relacionado a uma ilustração de frutas, como cajus e bananas, acompanhado por uma roda dentada com a inscrição “JOGAR” em letras azuis escuras sobre fundo amarelo. 5 – “O JARDIM BOTÂNICO DO RIO” é representado por um GIF animado com o desenho de um homem que, partindo do alto de um andaime vertical, escala uma enorme palmeira. 6 – O título “NATUREZA MORTA” é ilustrado por uma pintura a óleo que mostra um feixe de ramos cheios de folhas e frutas amarelas e vermelhas. 7 – “RAPAS DAS BESTAS” corresponde à fotografia de dois rapazes em um curral que seguram com firmeza um cavalo. Um dos rapazes agarra a crina do animal. A composição geral da página conta ainda com outras ilustrações como uma maçã pendurada por um fio e uma zebra. Na lateral direita da página, em letras marrons, o texto: “Temos observado que, por meio da seleção o homem pode, com toda certeza, produzir grandes resultados, e pode adaptar seres orgânicos para seu próprio uso, pela acumulação de variações ligeiras, porém úteis, oferecidas a ele pela mão da natureza. – CHARLES DARWIN, A Origem das Espécies, 1859”. No topo da página, em uma barra azul marinho à esquerda, um círculo dentado marrom seguido pelo texto: “MAPA DA EXPOSIÇÃO”. À direita, quatro círculos preenchidos em marrom e numerados de um a quatro, dão acesso às diferentes salas da exposição. Na margem esquerda da tela, há ícones de acesso para Interpretação em Libras, representada por duas mãozinhas, e conteúdo em áudio, representado por um alto-falante. Na margem direita, há também um ícone de acesso à tradução automatizada pelo sistema VLibras. Junto à linha marrom, na base da página, um dedo indicador aponta para a sala anterior, à esquerda, e outro aponta para a próxima sala, à direita.
“Temos observado que por meio da seleção o homem pode, com toda certeza, produzir grandes resultados, e pode adaptar seres orgânicos para seu próprio uso, pela acumulação de variações ligeiras, porém úteis, oferecidas a ele pela mão da Natureza.”
— CHARLES DARWIN
A Origem das Espécies, 1859
A Ciência Antes de Darwin
Os Cães e Nós
Domesticação
Exóticas & Nativas
O Jardim Botânico do Rio
Natureza Morta
Rapa das Bestas
Página com fundo cor de abóbora, ilustrada com imagens representativas dos conteúdos apresentados na sala “UM NOVO TEMPO”. As ilustrações estão dispostas aleatoriamente ao redor de uma imagem principal, maior que as demais. No rodapé, uma linha horizontal, em marrom, está marcada por sete círculos equidistantes que, uma vez ativados pelo cursor, revelam os títulos correspondentes aos conteúdos representados pelas ilustrações. A sequência estipulada pela linha marrom define o seguinte trajeto: 1 – O título “UM NOVO TEMPO” é vinculado à imagem central da página, uma reprodução do quadro Enseada. Um óleo sobre tela que revelam pessoas no sopé de um penhasco, à beira-mar. Esta obra será detalhadamente descrita na página correspondente. 2 – “PEDRA DE ITAPUCA” corresponde a um GIF animado que mostra um pescador ao lado de uma formação rochosa. A linha do caniço de pesca se movimenta para cima e para baixo. 3 – O item “ANTI-HORÁRIO” está associado a um GIF animado em que a terra redonda marrom margeada por uma vegetação rasteira esverdeada e envolta por uma faixa azul gira em sentido anti-horário, enquanto três pessoas caminham pela superfície em sentido horário. Esta obra será detalhadamente descrita na página correspondente. 4 – O tema “A DESCOBERTA DA EXTINÇÃO” é representado pela ilustração de um mamute cinza. 5 – “PANGEIA” está relacionado a um círculo preenchido em azul claro, dentro do qual está desenhada uma massa continental única, formada pela aglomeração de todos os continentes. A ilustração é acompanhada por uma roda dentada com a inscrição “JOGAR” em letras azuis escuras sobre fundo cor de abóbora. 6 – O título “DIORAMA” é ilustrado por um GIF animado que mostra um quadro com imagem tridimensional que reproduz a fauna e a flora marinha pré-histórica. Ao centro, um ictiossauro se move segurando um dinossauro entre os dentes. 7 – “FÓSSIL MAMMÁLIA” corresponde à fotografia de uma mandíbula fossilizada. A composição geral conta ainda com linhas de um mapa topográfico que percorrem toda a página. Na lateral direita da página, em letras marrons, o texto: “A dramática ampliação do tempo e a nova percepção do caráter evolucionário da Terra foi o mais importante avanço científico do século XIX . – THE ATLANTIC MONTHLY, século XIX”. No topo da página, em uma barra azul marinho à esquerda, um círculo dentado marrom seguido pelo texto: “MAPA DA EXPOSIÇÃO”. À direita, quatro círculos marrons e numerados de um a quatro, dão acesso às diferentes salas da exposição. Na margem esquerda da tela, há ícones de acesso para Interpretação em Libras, representada por duas mãozinhas, e conteúdo em áudio, representado por um alto-falante. Na margem direita, há também um ícone de acesso à tradução automatizada pelo sistema VLibras. Junto à linha marrom, na base da página, um dedo indicador aponta para a sala anterior, à esquerda, e outro aponta para a próxima sala, à direita.
“A dramática ampliação do tempo e a nova percepção do caráter evolucionário da Terra foi o mais importante avanço científico do século XIX.”
— THE ATLANTIC MONTHLY século XIX
UM NOVO TEMPO
PEDRA DE ITAPUCA
ANTI-HORÁRIO
A DESCOBERTA DA EXTINÇÃO
PANGEIA
Diorama
FÓSSIL MAMMÁLIA
Página com fundo bege, ilustrada com imagens representativas dos conteúdos apresentados na sala “A VIAGEM DO BEAGLE”. As ilustrações estão dispostas aleatoriamente ao redor de uma imagem principal. No rodapé, uma linha horizontal marrom está marcada por cinco círculos equidistantes que, uma vez ativados pelo cursor, revelam os títulos correspondentes aos conteúdos representados pelas ilustrações. A sequência estipulada pela linha marrom define o seguinte trajeto: 1 – O título “A JORNADA DE DARWIN” é vinculado à duas imagens, sendo a primeira um GIF animado no qual um peixe move as nadadeiras enquanto abre e fecha a boca, e a segunda uma embarcação em terra, à beira de um rio. 2 – “GALÁPAGOS E TENTILHÕES” corresponde à imagem de dois tentilhões pousados em um galho. Um deles é preto, e o outro é marrom com peito branco. 3 – O item “BEIJA-FLORES E TUCANOS” está associado à imagem central que é a de um tucano de plumagem predominantemente preta e branca, com detalhes em vermelho, e bico de um laranja intenso. 4 – O tema “A IMAGEM DOS TRÓPICOS” é representado por um GIF animado, no qual aparecem as mãos de uma pessoa que despeja açúcar sobre as páginas de um livro, ilustrado com pinturas que retratam a mão-de-obra escravizada. Esta obra será audiodescrita na página correspondente. 5 – “DARWIN E AS ORQUÍDEAS” está relacionado à ilustração de um ramo de orquídeas brancas, pintalgadas de bordô. A imagem é acompanhada por uma roda dentada com a inscrição “JOGAR” em letras amarelas sobre fundo azul claro. A composição geral conta ainda, no centro da página, com um mapa da América do Sul, sobre o qual está sobreposto o tucano. À direita, um pedacinho da Europa. Uma linha tracejada indica um percurso que começa em Londres à direita, atravessa o Oceano Atlântico, contorna a América do Sul, passa por Salvador e Rio de Janeiro, desce até a Terra do Fogo, na extremidade sul do continente e sobe até Galápagos, um pequeno arquipélago no Oceano Pacífico à esquerda, próximo à costa do Equador. Na lateral direita da página, em letras azuis, o texto: “A VIAGEM DO ‘BEAGLE’ foi de longe o mais importante evento da minha vida, e determinou toda a minha carreira. Sempre senti que devia àquela viagem o primeiro treinamento real ou educação da minha mente… – CHARLES DARWIN, A Viagem do Beagle, 1839”. No topo da página, em uma barra azul marinho à esquerda, um círculo dentado marrom seguido pelo texto: “MAPA DA EXPOSIÇÃO”. À direita, quatro círculos marrons e numerados de um a quatro, dão acesso às diferentes salas da exposição. Na margem esquerda da tela, há ícones de acesso para Interpretação em Libras, representada por duas mãozinhas, e conteúdo em áudio, representado por um alto-falante. Na margem direita, há também um ícone de acesso à tradução automatizada pelo sistema VLibras. Junto à linha marrom, na base da página, um dedo indicador aponta para a sala anterior, à esquerda, e outro aponta para a próxima sala, à direita.
“A viagem do ‘Beagle’ foi de longe o mais importante evento da minha vida, e determinou toda a minha carreira. Sempre senti que devia àquela viagem o primeiro treinamento real ou educação da minha mente…”
— CHARLES DARWIN
A viagem do Beagle, 1839
A JORNADA DE DARWIN
GALÁPAGOS E OS TENTILHÕES
BEIJA-FLORES E TUCANOS
A IMAGEM DOS TRÓPICOS
Darwin e as Orquídeas
Página com fundo cor de rosa, ilustrada com imagens representativas dos conteúdos apresentados na sala “A ORIGEM DAS ESPÉCIES”. As ilustrações estão dispostas ao redor de uma imagem principal e são atreladas a ela e entre si por linhas vermelhas. No rodapé, uma linha horizontal marrom está marcada por oito círculos equidistantes que, uma vez ativados pelo cursor, revelam os títulos correspondentes aos conteúdos representados pelas ilustrações. A sequência estipulada pela linha marrom define o seguinte trajeto: 1 – O título “A EVOLUÇÃO DAS ESPÉCIES” é vinculado a uma caricatura de Darwin em tons de cinza. Esta obra será detalhadamente descrita na página correspondente. 2 – “DOWN HOUSE” corresponde à imagem central: uma ilustração em preto e branco de um casarão de três pisos. Na varanda, um homem em pé e uma mulher sentada em uma cadeira de balanço. Sobrepostas à ilustração, pinturas detalhadas e coloridas de uma flor de buganvília cor de rosa, à esquerda e uma planta carnívora vermelha, à direita. 3 – O item “A ÁRVORE DA VIDA” está associado ao bordado de um cladograma básico formado por ramos e nós. Nesta obra, cada ramo corresponde a um traço marrom terra que significa uma linhagem evolutiva. Esta obra será detalhadamente descrita na página correspondente. 4 – O tema “A REPERCUSSÃO DA TEORIA” é representado pelo GIF de um macaco, em preto e branco. Está de pé e segura um cajado que movimenta para cima e para baixo, em recurso de animação. Pendurado no pescoço, ele carrega um grande cartaz com a pergunta, em inglês: “AM I A MAN AND A BROTHER?”. 5 – “BATES E O MIMETISMO” está relacionado a um GIF animado no qual uma mariposa bege e marrom bate as asas. A imagem é acompanhada por uma roda dentada com a inscrição “JOGAR”, em letras cor de rosa sobre fundo azul claro. 6 – O título “DNA” é composto por dois quadros retangulares lado a lado, feitos de acrílico multicolorido que remetem às impressões do código genético e aos fluxos sanguíneos. Esta obra será detalhadamente descrita na página correspondente. 7 – “O GUARDIÃO DA FALA” corresponde a uma pintura em óleo sobre tela que revela um chimpanzé preto cujo entorno é preenchido por folhagens de diferentes matizes verdes, mesclas amarelas e flores multicoloridas abstratas. Esta obra será detalhadamente descrita na página correspondente. 8 – “A EXPRESSÃO DAS EMOÇÕES” é representada por uma fotografia antiga, em preto e branco, de uma criança pequena sentada no chão, com o rosto contraído e a boca aberta, em expressão de choro. Na lateral direita da página, em letras marrons, o texto: “Não é o mais forte que sobrevive, nem o mais inteligente, mas o que melhor se adapta às mudanças. – CHARLES DARWIN, A Origem das Espécies, 1859”. No topo da página, em uma barra azul marinho à esquerda, um círculo dentado marrom seguido pelo texto: “MAPA DA EXPOSIÇÃO”. À direita, quatro círculos marrons e numerados de um a quatro, dão acesso às diferentes salas da exposição. Na margem esquerda da tela, há ícones de acesso para Interpretação em Libras, representada por duas mãozinhas, e conteúdo em áudio, representado por um alto-falante. Na margem direita, há também um ícone de acesso à tradução automatizada pelo sistema VLibras. Junto à linha marrom, na base da página, um dedo indicador aponta para a sala anterior, à esquerda, e outro aponta para a próxima sala, à direita.
“Não é o mais forte que sobrevive, nem o mais inteligente, mas o que melhor se adapta às mudanças.”
— CHARLES DARWIN
A Origem das Espécies, 1859
A Evolução das Espécies
Down House
A árvore da vida
A repercussão da teoria
BATES E O MIMETISMO
dna
O guardião da fala
A expressão das emoções
Para uma melhor experiência, navegue com a tela na horizontal.
Para uma melhor experiência, navegue com a tela na vertical.